Corpos Ilustrados: dados que permeiam um mundo cada vez mais tatuado — Infográfico
Bruna Scheifler e Aline Pozzebon
Com 90% do corpo tatuado, Francisco Fianco teve sua primeira experiência com a tatuagem aos 14 anos. Agora com 38 anos, poucos espaços restam no corpo. Com um intervalo de tempo de cerca de seis meses entre uma tatuagem e outra, Francisco diz não ter arrependimento até então. Já teve experiência com tatuador nepalês, durante sua estadia no Brasil, mas mantém a Medusa de Gian Lorenzo Bernini no antebraço como tatuagem preferida.
Por fim, Francisco parafraseia Frederico Nietzsche ao dizer que “a verdade olhada nos olhos, transforma em pedra. É preciso contemplá-la através do espelho da arte.”
Francisco faz parte da geração mais jovem cada vez mais adepta a modificações corporais. No infográfico abaixo, você confere dados provenientes de uma pesquisa publicada em 2016 nos Estados Unidos e do 1º Censo de Tatuagem do Brasil, realizado em 2013.
Infográfico completo no link.
Dados:
1º Censo de Tatuagem do Brasil, Revista Superinteressante. Tattoo Takeover: Three in Ten Americans Have Tattoos, and Most Don’t Stop at Just One, The Harris Poll, 2015 “Which Country’s Residents Have The Most Tattoos?”, World Atlas, 2018
Originally published at http://nexjor.com.br on November 6, 2019.